A Prefeitura de Contagem trabalha todo dia para garantir saúde pública de qualidade para a população. Para isso, investe em infraestrutura, ampliando e modernizando a rede de atendimento e reforçando o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da saúde no município. Com estruturas modernas, amplas e pensadas para acolher bem a população e os servidores, Contagem avança para oferecer mais conforto e agilidade nos atendimentos.
Importantes equipamentos serão entregues ainda este ano para reforçar a Atenção Primária à Saúde, sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nova Contagem e Cândida Ferreira.
Com cerca de 1.000 m² de área construída, a UBS Nova Contagem contará com dez consultórios médicos e dois odontológicos, além de diversas salas destinadas a cuidados básicos, como: imunização, procedimentos, curativos, escovário e esterilização. Já a UBS Cândida Ferreira contará com três equipes de saúde da família, 13 consultórios médicos, duas equipes de odontologia, sala de vacinas, posto de coleta de exames laboratoriais e sala de procedimentos.
“Nosso objetivo é garantir, cada vez mais, qualidade no atendimento do SUS Contagem,
pensando no bem-estar dos usuários e dos profissionais”,
Fabrício Simões, secretário municipal de Saúde
Ainda em relação à infraestrutura dos equipamentos, foram construídas e entregues à população as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Eldorado, Unidade XV, Estaleiro I, Monte Castelo, Estâncias Imperiais, Inconfidentes, Novo Riacho, Jardim Industrial e Unidade XVI.
Além das construções, foram realizadas ampliações e reformas em unidades de saúde, com o objetivo de oferecer ambientes mais seguros, modernos e acessíveis para pacientes e profissionais. Recentemente, as UBSs Vila Renascer, Retiro, Oitis, Novo Riacho, Monte Castelo passaram por grandes reformas em toda sua estrutura e já estão em pleno funcionamento. Atualmente, outras unidades encontram-se em processo de reforma, sendo elas: UBS Morada Nova, São Joaquim, Colorado, Nacional e Água Branca.
A UBS Vila Renascer foi um exemplo de local reformado e entregue à população no início de 2025 Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Contagem também celebra avanços significativos na melhoria dos serviços relacionados à Atenção Especializada, como a aquisição do edifício onde funciona o Centro de Atenção Especializada Iria Diniz. E a instalação em sede própria do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III).
Na rede de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Petrolândia e Nacional estão em construção e devem ser inauguradas em dezembro de 2025 e em março de 2026, respectivamente. Em 2023, a UPA Industrial foi entregue e é referência nas especialidades de pediatria, ortopedia e cirurgia geral.
As unidades JK, Vargem das Flores e Ressaca passaram por requalificação, com a melhoria da infraestrutura, modernização dos equipamentos, mobiliários e inovação dos fluxos assistenciais.
Para aumentar a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, o Complexo Hospitalar de Contagem também passou por obras de revitalização e recebeu investimentos para aquisição e manutenção de equipamentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Contagem recebeu novas ambulâncias e teve sua frota totalmente renovada, possibilitando um atendimento mais eficiente, com redução no tempo de resposta e diminuição das baixas por manutenção. O Samu conta com 12 veículos, sendo nove Unidades de Suporte Básico (USB); duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e um SIV (Suporte Intermediário de Vida), para atender, também, os municípios de Ibirité e Sarzedo, que compõem a região de atendimento.
Serviços
Além das melhorias na estrutura física, a Prefeitura também tem ampliado o acesso aos serviços com ações itinerantes e estratégicas, como o vacimóvel; campanhas de doação de sangue e de vacinação antirrábica; consultório odontológico portátil; o teleatendimento; plataforma “Aqui Tem Remédio” e a equipe itinerante de saúde mental.
Iniciado em março deste ano, o mutirão de saúde da mulher garante a ampliação da oferta de serviços para reduzir as filas referentes a consultas, cirurgias e exames especializados. Entre os procedimentos ofertados estão: ultrassonografias de mama, transvaginal, do aparelho urinário e pélvico, histerossalpingografia, consultas com mastologista e cirurgias ginecológicas, como laqueadura tubária, histeroscopia, histerectomia total, por via vaginal e com anexectomia.
A vacinação antirrábica é um dos serviços prestados pela Prefeitura de Contagem Fotos: Ricardo Lima/PMC
Mais avanços
Outro destaque é o credenciamento do município para a realização de exames e cirurgias de alta complexidade, marcando um novo capítulo no atendimento especializado à população.
Com apoio do governo federal, Contagem vai ampliar o acesso a cirurgias cardíacas, atualmente realizadas apenas por meio de pactuação de atendimento com Belo Horizonte. A expectativa é realizar mais de mil cirurgias cardíacas, 500 cateterismos e mil outros procedimentos no próprio município.
“O paciente não precisará mais sair de Contagem nem esperar tanto tempo para a realização de exames e cirurgias cardíacas. Estamos avançando por meio de uma parceria com o Hospital Santa Rita, que permitirá a realização dos procedimentos de cardiologia no município. Essa conquista representa um passo histórico para a saúde de Contagem”, ressaltou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Essas ações fazem parte de um plano permanente de fortalecimento da saúde pública, que valoriza a prevenção, o cuidado e o respeito com cada cidadão.